Pesquisa e Dimensionamento de Mercado
402 (4,6)Descrição
O curso traz uma visão de Pesquisa e Dimensionamento de Mercado que permite enxergar os acontecimentos da organização de maneira sistêmica e interdependente. Por meio da grande experiência dos professores, especialistas no assunto que ministram, são apresentados fatos e casos reais, permitindo a aplicação dos conhecimentos em diversas situações e auxiliando os alunos na tomada de decisão de forma mais embasada e segura.
Desta forma, o curso de Pesquisa e Dimensionamento de Mercado tem por objetivo:
· Possibilitar aos alunos a reflexão sobre os conceitos e ferramentas de Pesquisa, permitindo o desenvolvimento de estratégias eficazes para o crescimento dos negócios.
· Desenvolver uma visão crítica do processo de Pesquisa e Dimensionamento de Mercado, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão.
Professor
Prof. Fabio Marinho Borges
Profissional atuante em pesquisa de mercado e comportamento do consumidor desde 1989, édoutor e mestre em Sociologia do Consumo pela PUC/SP, MBA em Marketing pela ESPM e graduado em propaganda pela ESPM e Ciências Sociais pela USP. Atuou na área de pesquisa e insights em empresas como Talent, DataFolha, Sebrae, Lorenzetti, Editora Abril, Marítima Seguros, entre outras. Participou da fundação do DataPopular, instituto de pesquisa especializado nas classes populares. Desde 2003 dirige a inSearch, agência de pesquisa de tendências e estudos de mercado. Professor na FIA, FGV, ESPM, FAPP e Insper.
Duração
Após início, o aluno tem até 60 dias para finalizar este curso.
Programa curricular
- A Importância da Pesquisa de Mercado Hoje e como ela funciona
- Métodos de pesquisa: Pesquisa Qualitativa
-
- Apresentação da aula
- Quais os métodos de pesquisa? - Parte I
- Quais os métodos de pesquisa? - Parte II
- Discussão em grupo: como acontece?
- Entrevista em profundidade: como acontece?
- Quanto custa a pesquisa qualitativa?
- Como fazer a pesquisa qualitativa?
- Encerramento
- Quiz 1 - Métodos de pesquisa: Pesquisa Qualitativa
- Quiz 2 - Métodos de pesquisa: Pesquisa Qualitativa
- Quiz 3 - Métodos de pesquisa: Pesquisa Qualitativa
- Métodos de pesquisa: Pesquisa Quantitativa
-
- Apresentação da aula
- Como acontece a pesquisa quantitativa?
- Técnicas de abordagem quantitativa
- Quantas entrevistas devemos fazer?
- A arte de perguntar
- Análise dos dados
- Encerramento
- Quiz 1 - Métodos de pesquisa: Pesquisa Quantitativa
- Quiz 2 - Métodos de pesquisa: Pesquisa Quantitativa
- Quiz 3 - Métodos de pesquisa: Pesquisa Quantitativa
- Tendências em pesquisa de mercado
- Slides
- Material Complementar
- Prova final
Avaliações
-
1
-
Cristina Gallão
1
-
Andre Luiz Domingos
Muito bom!
1
-
Felipe Vilarinho Silva Vital
1
-
Ana Carolina Rodrigues Rocha
1
-
Dayse Macedo
1
-
Beatriz Aires Kairalla
O conteúdo é interessante e completo sobre pesquisa, mas um pouco antigo. A pesquisa em si não muda mas já temos várias novas ferramentas e métodos de análise que poderíamos atualizar.
1
-
Lucca De Sousa Padula
Ao tentar realizar a avaliação, nas duas vezes que tentei não me foi disponibilizado realizar a questão número 10. Acabei seguindo adiante acreditando que essa não seria computada e acabei não obtendo os 70% necessários para o certificado. Já obtive o certificado de Inteligencia de mercado e necessito o de Pesquisa para postar em meu Linkedin.
1
-
Erick Huerta Quiñones
Curso bom mas um pouco fraco as provas
1
-
Bruno Barbosa
Gostei demais do conteudo
1
-
Tatiane De Cássia Lima Almeida
1
-
Paulo Roberto De Figueiredo Junior
Muito bom o conteúdo
1
-
Carlos Augusto Araújo Guerra
Na Aula 2/7 - Métodos de pesquisa: Pesquisa Qualitativa os dois primeiros vídeos são iguais (Quais os métodos de pesquisa? - Parte I e Parte II). Não gostei da didática deste professor. Tanto nos quizes quanto nas provas havia perguntas com dupla interpretação.
1
-
Mayara Cristhina Duarte Do Amaral
1
-
Cleberton Herodes Rodrigues Da Silva
Com erros no questionário
1
-
Marco Aurelio De Jesus Silva
1
-
Lys Raquel Machado Veras
A avaliação não corresponde ao conteúdo apresentado. Algumas questões tem mais de uma resposta correta e o gabarito não contempla., por exemplo a questão 4, nos eslaides o preteste de questionario serve para conferir a compreensão das perguntas, para verificar o tempo de resposta, e para ver a reação dos entrevistados. Marquei uma dessas e deu como errado.
1
-
Maria Eduarda Borges Barbosa
1
-
BIANCA TRAVENCOLO FURLAN
1
-
ANTONELLA FERRARI
1
-
FILIPE MACIEL TENORIO
Ótimo!
1
-
Amanda Do Nascimento Silva
1
-
Carolina Maria Ribeiro Domingues
1
-
Andrey Cintra Gomes Marcondes
Muito bom
1
-
Felipe Doreto
Curso extremamente superficial. O nome do mesmo é Pesquisa e Dimensionamento de Mercado, fiz o mesmo achando que iria aprender como dimensionar o mercado onde atuo, que tem pouca informação de pesquisa disponível, contudo o conteúdo foi superficial e os slides sem uma sequência lógica. Pelo nome da instituição, achei que o curso seria pelo menos razoável.
1
-
ISABELLE DOMICIANO
1
-
Adriana Regina Gonzalez
Fórum
-
Este Curso não possui nenhum tópico ainda.